Mato Grosso, Sexta-Feira, 10 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat homenageia D. Pedro Casaldáliga
Solenidade integrou a programação do Festival das Águas, edição Araguaia
Unemat homenageia D. Pedro Casaldáliga
24/08/2004 18:29:11
por Coordenadoria de Comunicação Social

Em um ato de reconhecimento a luta em defesa as nações indígenas, retirantes, camponeses e ao povo do Araguaia e de toda a Ameríndia, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) homenageou no último sábado (21) o bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga.

A homenagem compôs uma das programações do II Festival das Águas de Mato Grosso - Águas do Araguaia, evento realizado pela Unemat em Luciara, entre os dias 19 e 21 de agosto.

Durante a solenidade, a Universidade representada pelo assessor da Pró-reitoria da Extensão e Cultura, Fausto Azambuja, egresso da 2ª turma do Projeto Licenciaturas Plenas Parceladas do Médio Araguaia, proposta executada pela Unemat na região, entregou ao bispo uma escultura confeccionada pelo artista plástico da região Paulo Marangoni, com auxílio dos integrantes da oficina de artes com madeira reciclável, atividade ofertada durante o evento.

Na entrega, ao som de Guerrilheiro da Paz, música executada pelo artista regional, Benone Jardim, e composta em homenagem a Dom Pedro, Fausto ressaltou o papel do bispo na luta pela liberdade e justiça social da população brasileira e Ameríndia. “Não estamos trazendo nenhum título de doutor honoris causa, mas uma obra de arte construída com o auxílio da população, que simboliza o fazer cotidiano da nossa Unemat, uma obra do povo do Araguaia, do povo mato-grossense”, ratificou.

Temáticas

Tendo como proposta a discussão e fomentação de propostas de políticas públicas de conservação dos recursos hídricos, bem como a valorização e revitalização da cultura mato-grossense, nesta edição o festival enfocou o tema água em uma abordagem que contemplou as manifestações tradicionais dos povos xavante, tapirapé e karajá, etnias de grande representatividade na composição populacional da região do Araguaia, populações ribeirinhas, retireiros e camponeses, que fazem parte da conjuntura histórica e política da região, marcada pelo conflito de terra e pela luta por liberdade e cidadania.

Fruto de uma proposta elaborada pela Unemat, movimentos sociais e governo federal, nesta edição o projeto teve o apoio da Brasil Telecom, Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública - Sintep/MT, Fundação Estadual do Meio Ambiente - Fema, Ibama, ICLMA/UFMT, Prefeitura Municipal de Luciara e da organização não governamental WWF.

O Festival é uma realização da Unemat juntamente com Fórum de Lutas das Entidades de Cáceres (FLEC) Ministério do Meio Ambiente (MMA) Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad) e Prelazia de São Félix do Araguaia.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24738 | Impressões: 140312
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada